seres diversos e suas peculiaridades

Somos seres diversos (é sempre bom lembrar disso!) e como tal temos nossas peculiaridades, que ao serem (re)conhecidas e respeitadas nos tornam pessoas mais autênticas e autônomas.

É muito importante que nossas crianças aprendam a respeito de si próprias desde cedo, descubram que são diferentes dos outros e que a diversidade, por mais que cause estranheza, é parte de nossas vidas e é sim possível aproveita-la.

Para falar sobre diversidade com crianças, podemos utilizar histórias (existem excelentes contos a respeito), criar belos exemplos, fazer analogias, mas o que efetivamente ensina sobre a diferença é vive-la e autentica-la.

Quando a menina apaixonada por princesas descobre que sua mãe não é uma delas, não gostaria de ser, e nem vestidos ela usa.

Quando o garoto percebe que os dinossauros que o encantam não provocam nenhuma emoção em seus primos.

Quando o menino introspectivo e calado descobre que a colega falante pode ser sua parceira de brincadeiras.

Quando a criança de cabelos lisos e loiros percebe que seu irmão tem cachinhos castanhos.

Quando a garota que gosta muito de frutas conhece outra que prefere legumes.

Situações cotidianas nos dão referência de que a diferença faz parte de nossas vidas desde sempre, por isso vale a pena aproveitar as experiência do dia a dia para sinalizar nossas peculiaridades.

Alguns afirmam ser cruel dizer para uma criança que ela realmente é diferente da maioria das pessoas, eu acredito que crueldade mesmo é tentar faze-la acreditar ser quem não é. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *