brincar de boneca

Entendo a restrição de muitas mães em não presentearem suas filhas com bonecas Barbie e a preocupação para que as meninas não sejam iludidas por seu padrão de beleza. Compreendo as justificativas de que a boneca cria expectativas irreais e pode gerar problemas de autoestima nas pequenas pessoas.

Porém sei que a boneca em si não traz nenhum problema ou dificuldade para a criança, o que pode gerar ilusão é o uso que se faz dela e a falta de informação e clareza com relação aos padrões de beleza.

A criança só vai aprender que boneca e pessoas são diferentes se isso for dito e repetido a ela. Não tenha receio, conte a sua filha, neta, sobrinha, …, que a Barbie é uma boneca e como tal é parte do mundo do faz de conta, assim como os super-heróis que voam e têm poderes sobre-humanos, as princesas que revivem com beijos de amor, e tantos outros seres do nosso imaginário.

Não estou sugerindo que você acabe com a fantasia, muito pelo contrário, estou propondo que  você brinque de boneca com ela, intensifique a imaginação e, principalmente, que possibilite a diferenciação entre real e fictício. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *